IT prepara a chegada do 5G a Portugal - Planeta Mobile

segunda-feira, 29 de janeiro de 2018

IT prepara a chegada do 5G a Portugal

O Instituto de Telecomunicações anunciou o início do projeto que promete desenvolver a tecnologia 5G em Portugal. Denominada "Mobilizador 5G", a iniciativa conta com a participação do Instituto de Telecomunicações - em colaboração com a Universidade de Aveiro - e terá a duração de 36 meses.



A este nível, refira-se que o IT será mesmo o parceiro com maior financiamento, envolvendo mais de 25 investigadores no polo de Aveiro.

A sessão de apresentação reuniu 60 representantes de mais de 30 instituições académicas e empresariais, com o objetivo de discutir o design, a implementação e a validação de um conjunto de produtos tecnológicos com selo nacional, capazes de integrar e fornecer serviços no âmbito das futuras redes 5G.

Ainda em desenvolvimento e com produção prevista para antes de 2020, o 5G representará um grande avanço tecnológico para Portugal, permitindo comunicações ainda mais rápidas - em velocidade e em tempo de resposta - mais confiáveis e com menor consumo de energia.

Além disso, a tecnologia 5G permitirá suportar um maior número de serviços, como a "Internet das Coisas", a realidade virtual e a realidade aumentada.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Idioma / Language