A bateria dos smartphones está a ficar pior ano após ano - Planeta Mobile

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

A bateria dos smartphones está a ficar pior ano após ano

Apesar de termos várias inovações em várias vertentes, a bateria continua a ser um componente com pouca evolução! O que aparentemente começa a afetar a autonomia dos aparelhos de forma negativa.


De acordo com vários testes feitos, a bateria dos telemóveis está a ficar pior de ano para ano… Mas não são só os telemóveis da Apple, visto que os Android não se portam muito melhor.

Segundo os resultados dos testes, a maioria dos telemóveis lançados em 2018, oferecem menos autonomia por carga, em relação aos seus antecessores!


Por exemplo, o Google Pixel 3 ‘morre’ uma hora e meia antes do Pixel 2. Já o iPhone XS dura menos 21 minutos do que o iPhone X do ano passado… A única excepção é o iPhone XR, que oferece uma autonomia significativamente maior. (Devido ao número muito reduzido de píxeis que precisa de ‘alimentar’, em relação aos rivais claro está.)


No fundo, enquanto que o iPhone XS e iPhone XS Max possuem ecrãs OLED, o aumento de píxeis não contribui para uma melhoria na autonomia da bateria.

Curiosamente, os telemóveis lançados este ano, contam com uma bateria significativamente maior que os seus antecessores… Mas a bateria piorou substancialmente!

Por exemplo, o iPhone XS Max, que tem a maior bateria de sempre de um smartphone Apple… Tem menos autonomia que o iPhone 8 Plus.


Em paralelo, é um resultado que também contradiz o que a Apple anunciou no evento de lançamento do iPhone XS! Ao dizer que o XS tinha maior autonomia que o modelo do ano passado. Infelizmente, ainda não existe um teste ‘standardizado’ para as baterias dos smartphones…


Por isso, é complicado vir a público dizer que a Apple ou qualquer outra fabricante Android ‘enganou’ os consumidores com estas afirmações.

Aparentemente, as baterias de iões de lítio usadas na maioria dos smartphones, chegaram a um ponto de inflexão…

Em suma, embora as baterias melhorem cerca de 5% ao ano. O consumo de energia está a crescer a um ritmo significativamente maior! O que não deverá melhorar com a chegada das redes 5G já no próximo ano. Porque o consumo de energia irá aumentar bastante devido ao aumento de antenas nos smartphones.

É verdade que a Apple e as várias fabricantes Android como a Samsung e a Huawei, trabalham imenso nas otimizações de energia. No entanto, parece que os esforços não estão a dar vazão ao crescente consumo dos mais recentes aparelhos.

Dito tudo isto, se quiser contar com a melhor autonomia do mercado, o iPhone XR é o que melhor se porta no lado do iOS. Similarmente,  no lado do Android pode contar com o Huawei Mate 20 Pro, ou com o Samsung Galaxy Note 9.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Idioma / Language