Apple e Samsung já sentem a estagnação do mercado de smartphones - Planeta Mobile

quarta-feira, 9 de janeiro de 2019

Apple e Samsung já sentem a estagnação do mercado de smartphones

Existe algo em comum entre a Samsung e Apple em 2018… Como deve saber, o Galaxy S9 foi um autêntico ‘fail’ de vendas, e agora, também já sabemos que os novos iPhone XR/XS e XS Max também não se portaram muito melhor.


E talvez exista uma razão muito simples para estas dificuldades

Em boa verdade, quem quer um bom smartphone, é bem provável que já tenha um em sua posse! Até porque nos últimos anos, não tem existido grande evolução no desempenho, design ou mesmo qualquer inovação de relevo a nível de funcionalidades ‘extra’.

Em suma, os smartphones, especialmente o iPhone, têm estado numa trajetória de crescimento há tanto tempo, que já muitos esperavam que não tivesse fim. Mas já dizia o outro… Tudo tem um fim!

Todos os mercados que explodem… Eventualmente chegam a um ponto de saturação!

Como o mercado de computadores Desktop, em que certa altura, quase todas as casas tinham um computador suficientemente bom, e por isso não precisavam de comprar um novo.

Este patamar foi alcançado nos smartphones, devido a três grandes fatores: (bastantes visíveis na Apple e Samsung)

- A diminuição no beneficio na troca de telemóvel
- O aumento no preço dos smartphones

- E o facto de cada vez mais os utilizadores ficam com o mesmo telemóvel durante mais de 1/2 anos

Além disto, a inovação também atingiu um ponto de quebra… Ou seja, como já deve ter percebido, os smartphones mais recentes não têm nenhuma funcionalidade que venda novas unidades por si só.

Por exemplo, o que irá fazer de diferente, se mudar de um Galaxy S8 para um Galaxy S9? Ou de um iPhone X para um iPhone XS Max? Vai ganhar alguma funcionalidade extra?


Sem comentários:

Enviar um comentário

Idioma / Language